sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FESTIVAL DE ARTE - SMED

Dias 10 e 11 de novembro de 2011, no Auditório Externo do Colégio Municipal Pelotense.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROPOSTA II















PROPOSTA I








AUTO AVALIAÇÃO

Escreva como comentário, o que você achou das aulas deste trimestre, destacando os aspectos positivos, e dando sugestões para as próximas aulas.
Não esqueça de colocar o nome.

Propostas das aulas dos dias:18 e 25/10

Utilizando o programa editor de imagens, cria dois desenhos, baseando-se no Movimento  Abstracionista - um utilizando a policromia (várias cores) e, o outro, utilizando as cores neutras( preto, branco e cinza).
enviar por e-mail para: drika2511@gmail.com 
obs.: Não esquecer de colocar o nome
 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO

Piet Mondrian foi um pintor Holandês modernista que ficou muito famoso com suas obras com linhas pretas formando retângulos que eram preenchido com as cores azul, vermelho e amarelo; além do branco. Fez parte do movimento Neoplasticismo, que também ficou conhecido pelo nome de uma revista que circulava na época a qual Mondrian contribuia: De Stijl. Sua pintura sofreu uma enorme influência a partir de uma exposição cubista que ele visitou em Amsterdã em 1911 (outros grandes pintores também tiveram suas obras altamente influenciadas por exposições, Picasso por exemplo após visitar uma exposição de máscaras africanas criou telas incríveis).

Sua grande produção dentro do Neoplasticismo foi entre 1917 e 1940, com traços utilizados atualmente em vários lugares, inspirando produtos, material publicitário, design de interiores, entre outros, descaracterizando a filosofia neoplasticista de negar a imagem.


PINTURA ABSTRATA - ABSTRACIONISMO





8ª BIENAL DO MERCOSUL



"A 8ª Bienal do Mercosul está inspirada nas tensões entre territórios locais e transnacionais, entre construções políticas e circunstâncias geográficas, nas rotas de circulação e intercâmbio de capital simbólico. O título refere diversas formas que os artistas propõem para definir o território, a partir das perspectivas geográfica, política e cultural.
As bienais são eventos primordialmente expositivos, que ativam a cena artística de uma cidade durante períodos relativamente curtos. Contudo, além de serem recorrentes, são descontínuas – e esse é seu lado fraco: nos períodos entre uma bienal e outra usualmente não acontece nada, ou bem pouco, em termos de ativação da cena artística."
 José Roca - curador geral


 A 8ª Bienal propõe o ato de ensinar arte para entender a arte e não para entender o mundo; em relação à prática, prevalece o ensino como distribuição de informação e não como gerador de consciência crítica.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ARTE CONCEITUAL (DÉCADA DE 1960)

          Textos, imagens e objetos são as referências artísticas deste tipo de arte. A obra deve ser valorizada por si só. Um dos meios preferidos dos artistas conceituais é a instalação, ou seja, um espaço de interação entre a obra e o espectador. Até mesmo a televisão e o vídeo são usados nas instalações. Destacam-se os seguintes artistas: Joseph Beuys, Joseph Kosuth, Daniel Buren, Sol Le-Witt (principal representante do Minimalismo) e Marcel Broodthaers, Nam June Paik, Vito Acconci, Bill Viola, Bruce Naumann, Gary Hill, Bruce Yonemoto e William Wegman. 

POP ART (DÉCADA DE 1950)

           As histórias em quadrinhos e a mídia visual e impressa são os elementos de referência da pop art. Humor e crítica ao consumismo são constantes nas obras de pop art. Artistas mais conhecidos: Richard Hamilton, Allen Jones, Robert Rauschenberg, Jasper Johns, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Tom Wesselman, Jim Dine, David Hockney e Claes Oldenburg.

 Fotos: Brad Malheiro

ARTE SURREALISTA (DÉCADA DE 1920)

         Os artistas exploram o inconsciente e as imagens  que não são controladas pela razão. O surrealismo usa associações irreais, bizarras e provocativas. O rompimento com as noções tradicionais da perspectiva e da proporcionalidade resulta em imagens estranhas e fora da realidade.
          Obras: Auto-Retrato com Sete Dedos, de Marc Chagall; O Carnaval do Arlequim, de Joan Miró; A Persistência da Memória, de Salvador Dalí; A Traição das Imagens, de René Magritte; e Uma Semana de Bondade, de Max Ernst, são algumas das obras mais representativas.



Nome: Pedro Medina,  Turma: 7ª série

DADAÍSMO (DÉCADAS DE 1910 A 1920)

            Revolucionário, anárquico e anticapitalista, o dadaísmo, prega o absurdo, o sarcasmo, a sátira crítica e o uso de diversas linguagens, como pintura, poesia, escultura, fotografia e teatro. Destacam-se os artísticas: Hugo Ball, Hans Arp, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Max Ernst, Kurt Schwitters, George Grosz e Man Ray.